Alimentação Saudável Reduz o Colesterol

Confira algumas receitas saborosas que ajudam a evitar o excesso de gordura no sangue

A alta taxa de colesterol no sangue coloca em risco a saúde, pois causa predisposição a doenças graves como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral – que podem acontecer devido à obstrução das veias pelo excesso de placas de gorduras no sangue.

A produção do colesterol acontece tanto pelo sistema endógeno do organismo quanto através da ingestão de alimentos gordurosas, principalmente de origem animal. Assim, uma forma manter o baixo colesterol é adotando uma alimentação saudável e índices reduzidos de gordura. E esse cuidado não é indicado somente para adultos, pois, nos últimos anos, as crianças têm apresentado alta quantidade de colesterol no sangue – de acordo com pesquisas feitas pelo instituto Pro Criança Cardíaca do Rio de Janeiro e Instituto do Coração de São Paulo. Segundo essas duas instituições mais de 40% de pacientes entre 5 e 20 anos têm mostrado excesso de gordura no sangue.




A boa notícia é que uma alimentação saudável para manter o baixo colesterol do sangue pode ser diversificada e saborosa, sendo que alguns alimentos que já foram condenados no passado podem ser, consumidos com moderação nessas dietas. Um desses alimentos é a gema de ovo, que segundo médicos, pode ser consumida até três vezes na semana. Já as carnes vermelhas podem ser consumidas duas vezes na semana, o frango por três vezes e os peixes não gordurosos até cinco vezes.

Também é possível saborear pratos requintados com baixo colesterol, como: iogurte desnatado com frutas e cereais, legumes grelhados na margarina light de origem vegetal, sopas e caldos não gordurosos, omelete de claras de ovo, doces caseiros como o de abóbora, filé de peixe cozido no molho de tomate, receitas lights feitas com atum conservado na água, entre outras delícias.

Além da alimentação, é recomendado manter hábitos de vida saudável, como não fumar ou beber álcool, e praticar atividades físicas – já que a queima calórica também ajuda a reduzir os níveis de gordura no sangue.

Também é importante saber que o alto nível do colesterol no sangue é detectado pela taxa elevada de LDL (colesterol ruim) e baixa de HDL (colesterol bom) – que podem ser registradas facilmente em exames laboratoriais. Veja a seguir os valores usados para medir os níveis de colesterol no sangue humano:

LDL (colesterol ruim)
Menor que 100 mg/dL – Ótimo
Entre 101 e 130 mg/dL – Normal
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal/alto
Entre 161 e 190 mg/dL – Alto
Maior que 190 mg/dL – Muito alto

HDL (colesterol bom)
Menor que 40 mg/dL – Baixo (ruim)
Entre 41 e 60 mg/dL – Normal
Maior que 60 mg/dL – Alto (ótimo)

Colaboração: Cristina Fortes

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