Alimentos ricos em Ácido Fólico

O ácido fólico permite o corpo realizar muitas de suas funções essenciais como criação de células vermelhas do sangue, sendo essêncial ao nosso organismo , assim prevenindo:

– Anemia
– Doenças cardiovasculares
– Alzheimer
– Perda de memória
– Insônia
– Depressão
– Depressão

Na gravidez ele é responsável pela prevenção de defeitos na formação do tubo neural do bebê (má formação- veja mais na imagem abaixo), geralmente essa formação inicia-se média 18 dia após a concepção, esse período geralmente a mulher não sabe que está gravida, assim caso planeje uma gravidez é importante que fale com seu médico para que ele indique o ácido fólico em cápsulas com a quantidade ideal para você.

Geralmente é indicado tomar o ácido fólico antes da concepção e até o 1 trimestre, no qual é substituído por polivitamínicos que também possuem o ácido fólico em sua formulação. Preste atenção, pois alguns cápsulas possuem corante em sua composição, no qual pode ter efeitos colaterais em alguma mulheres como gastrite, enjoo e alergias.

Nosso corpo não “fabrica” essa proteína , assim podemos obter através dos alimentos e cápsulas. Conheça alguns alimentos ricos em ácido fólico para incluí-los em sua alimentação.

 

Alguns alimentos ricos em ácido fólico

Brócolis – Um dos alimentos mais completos e saudáveis para incluir na dieta.Também é rico é cálcio e outros nutrientes . 100 gramas de brócolis possui média de 105 mcg de ácido fólico.

Folhas verdes escuras: Um grande prato de verduras como espinafre, couve, nabo e alface pode lhe fornecer quase todas as suas necessidades diárias de ácido fólico.

Lentilhas e feijão: Também combatem o colesterol. Meia xícara de lentilha equivale q 50% da necessidade diária , ideal para grávidas.

Frutas cítricas: Muitas frutas contêm ácido fólico, mas as frutas cítricas possuem mais elevadas.  Laranja, mamão, uva, banana, melão e morango são boas fontes de ácido fólico.

Beterraba: Além de uma grande fonte de antioxidantes, a beterraba também é conhecida como um dos melhores alimentos com ácido fólico.  Comer uma xícara de beterraba cozida irá fornecer-lhe com aproximadamente 34% das suas necessidades diárias de ácido fólico.

Couve-flor: Comer apenas uma xícara de couve-flor é  responsável por 14% do seu valor diário recomendado.

Sementes e Nozes: Amêndoas, linhaça , amendoim, avelã, nozes, semente de girassol,também são essenciais uma porção por dia para trazer benefícios . A amêndoa em especial tem quase 25% da quantidade de cálcio e magnésio recomendado por dia em uma porção pequena?

Leite: Hoje existe leites no mercado que são enriquecido de ácido fólico e ferro, vale a pena investir neles.

Cogumelos : Também incluindo o shimeji e shitaki são ótimas fontes de ácido fólico. Fique de olho da procedência e na forma de preparo.

Milho: Uma xícara de milho cozido dará cerca de 76 mcg de ácido fólico,  quase 20% de sua necessidade diária.

Pães e cereais integrais: Hoje a matéria base de pães e massas integrais são farinha de trigo enriquecidos com ácido fólico. Uma fatia de pão de forma tem média de 60 mcg de ácido fólico. Sempre prefira alimentos nas versões integrais.

Ovos: além da colina e proteína, ferro e outras vitaminas, ele também tem ácido fólico

A cerveja também contém ácido fólico, mas os efeitos causados pelo álcool na saúde é de se pensar seu consumo, como sempre, beba com moderação.

 

http://www.drfredericolobo.com.br/2013/09/prevencao-com-acido-folico-na-gravidez.html
http://www.drfredericolobo.com.br/2013/09/prevencao-com-acido-folico-na-gravidez.html

 

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *