Benefícios do Salmão

Com a descoberta das delícias da comida japonesa esse ano, me apaixonei pelo salmão, principalmente ele cru.  Além de ser uma carne magra, possue vitaminas, ômega 3, minerais como o zinco, o ferro, o cobre, o selênio e o iodo que só fazem bem ao nosso organismo trazendo  benefícios.

 Alguns benefícios/características:

  • Seu pigmento, chamado de astaxantina, tem função  antioxidante e evita a insuficiência renal, problema comum nos diabéticos. (poupando o rim que esta com dificuldade em filtrar o sangue carregado de glicose, do excesso de açúcar em circulação),
  • É  bom para o treino e ajuda a tonificar os músculos. Combatendo os radicais livres responsáveis pela diminuição da produção de colágeno e diminui o acúmulo de gordura do corpo,
  • Ajuda o organismo evitar a formação das placas que obstruem as artérias, reduzindo o colesterol e combatendo os triglicerídeos. (aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) e a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim).
  • Ajuda na proteção contra o Mal de Alzheimer e a depressão.
  • Em conjunto com uma alimentação adequada, diminui a probabilidade do aparecimento de endometriose, (doença que causa fortes dores e infertilidade)
  • Devido à grande presença de vitamina A, possui ação protetora dos olhos, da pele, mucosas e da funcionalidade dos órgãos de reprodução
  • Possui selênio, antioxidante que previne o envelhecimento prevenindo o aparecimento de tumores
  • Ajuda no funcionamento do sistema nervoso.

 

110 gramas de salmão contém:

Calorias 138,6 kcal
Lipídios 21,67 g
Proteínas 5,72 g
Fósforo (mg) 275
Magnésio (mg) 29,7
Potássio (mg) 336,6
Selênio (mcg) 82,5
Vitamina A (mcg) 61,6
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