Conheça os tipos de mel e suas indicações

honey-1006972_960_720

Com o frio, gripes e resfriados aparecem , e com eles as famosas receitas de chás caseiros. A maioria dessas receitas, tem o mel como principal ingrediente, e não é a toa, o mel é conhecido como um alimento que ativa o sistema imunológico.

Benefícios do Mel

Independente do tipo de mel, todos são ricos flavonoides e ácidos fenólicos que possuem ação antioxidante. O mel também tem uma grande quantidade de sais minerais, como o sódio, potássio, cálcio, manganês, ferro, fósforo, além das Vitaminas C, B1, B2 e B6.

Conhecido e utilizado popularmente em remédios naturais, o mel é conhecido por oferecer diversos benefícios a saúde:

– Cicatrizante;
– Ajuda no sistema imunológico;
– Efeito calmante;
– Combate a asma e tosse;
– Combate a diarreia, náusea e vômitos;
– Reduz o efeito de venenos;
– Efeito laxante;
– Contribui na metabolização de gordura.

Contra indicações

Crianças: O mel não é aconselhado para crianças até  3 anos de idade, pois há risco de de intoxicação. Crianças nessa faixa de idade possuem o intestino imaturo, possibilitando a entrada de pequenos micro-organismos, presentes no mel.

Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue.

– Alérgicos: Devido aos grãos de pólen, pessoas com tendência à terem alergias pode apresentar reações alérgicas quando ingerem mel, apresentando sintomas como dores de estômago.

Tipos de Mel

Na hora de fazer o chazinho ou aquela receita de remédio caseiro, escolha o mel que mais combine com seu objetivo

Flores de Laranjeira

É o mel mais doce e mais utilizado na gastronomia. É muito bom para o funcionamento do intestino também, além de revigorar a pele e ajudar no combate à insônia. Trata distúrbios do intestino e também funciona como tranquilizante.

Flores de Limão
Tem um sabor bem mais cítrico. Além disso, sua função é a de um verdadeiro xarope natural, o que faz com que seja melhor controlada a acidez estomacal.

Flores de Eucalipto 

Com sabor forte, esse mel é a pedida para quem precisa de um expectorante, pois ele dilata os brônquios e ajuda no combate de gripes e resfriados. Sua cor é bem mais escura e o sabor mais intenso. Isso ocorre por conta da grande concentração de nutrientes como magnésio, ferro, enxofre e cálcio. Funciona como tratamento secundário às infecções intestinais, do sistema urinário e de doenças do trato respiratório. É recomendado para tosses, resfriados, sinusites, irritações de garganta, bronquites e afins.

Favo de Mel

É o mel em sua forma mais bruta, com cera de abelha, própolis e um pouco de pólen. Além de ser delicioso, é rico em minerais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e enzimas.

Mel Silvestre
Como o nome diz, é extraído de diversas flores, sendo o mais popular no país. Ajuda no tratamento da saúde das vias respiratórias, combate radicais livres e tem componentes com função calmante. É riquíssimo em minerais

Mel de Asa-peixe

Extraído da planta típica brasileira, possui aroma e sabor agradáveis e ainda é identificado por seu efeito calmante e expectorante.

Be Sociable, Share!