Dicas para fortalecer os ossos

Imagem:http://www.spaziodieta.com/dieta-delle-ossa.jpg

Com o tempo, os ossos do corpo vão enfraquecendo tornando-os vulneráveis a fraturas a famosa osteoporose. A Osteoporose aparece com mais freqüência nas mulheres, principalmente naquelas que já entraram na menopausa.

A alimentação e alguns cuidados simples ajudam a previne a osteoporose como:

1.         Evitar consumir no inverno: pimentão, batata, tomate e berinjela,.

2.         Ingerir alimentos com cálcio e que fortalecem os ossos como leite, queijos, couve, brócolis, sardinha, iogurte, soja, espinafre, salmão, gergelim, girassol, nozes, aveia, salsa, castanhas, e tofu;

3.         Não exagerar no chocolate, vinagre e temperos diversos, pois favorecem a desmineralização dos ossos;

4.         Reduzir as gorduras, carnes, queijos gordos, enlatados, pois o excesso promove a inflamação e enfraquecimento dos ossos.

5.         Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia.

6.         Comer mais frutas verduras

7.         Não fumar e evitar as bebidas alcoólicas;

8.         Tomar sol de 15 a 20 minutos por dia, até a pele ficar mais avermelhada (evite a exposição ao sol entre 10h e 16h) – Vitamina D é obtida através dos raios ultravioleta que ajudam o cálcio se fixar nos ossos;

9.         Realizar atividades físicas com regularidade (acompanhadas por um profissional);

10.      Verificar se sua menstruação esta regular, pois mulheres com ciclos irregulares podem ter densidade óssea menor do que as que menstruam regularmente. (Fazer a reposição hormonal de estrógeno durante a menopausa)

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *