Dicas para superar o início da dieta

Sabemos que não é fácil colocar um ponto final, reconhecer que precisamos iniciar uma dieta! As vezes a gente vai deixando para lá , mas quando depois de muito tempo resolvemos nos pesar, ou quando vemos uma foto do passado onde estávamos mais magros ou vem o final de ano, bate um desespero e uma sensação que paramos no tempo.

Agora com os blogs e sites mostrando pessoas que emagreceram 30..40 kilos e a gente só ganhou, é frustrante não é? Todo mundo conseguindo e a gente nada, aí vem os pensamentos: ” e se eu tivesse começado o ano passado?”, ” e se eu tivesse ido até o fim naquela dieta?” ” se eu tivesse perdido pelo menos um kilo por ano , eu ja teria perdido pelo menos 12 kilos”.

Quando começamos a dieta, é porque estamos no limite, geralmente precisando perder mais de 10 kilos, o problema é quando iniciamos a dieta já estamos frustrados com a gente mesmo, até duvidando se vamos conseguir já que “falhamos” várias vezes, e já começamos também com uma pressão da gente mesmo, uma sensação que vai começar uma punição, longos períodos sem vida social, sem comer algo que gosta…

A primeira semana é a pior, pois é como fosse uma prova real se vamos conseguir, se na primeira semana não conseguirmos emagrecer uma quantidade que achamos o suficiente, logo desistimos e as vezes queremos perder pelos menos 2 kilos na primeira semana, senão não vale….

No fundo sabemos que não vamos conseguir emagrecer em um mês o que ganhamos talvez em anos, mas mesmo assim vamos atrás dos milagres, dietas restritivas, remédios, qualquer coisa que falar que emagrece nós topamos, isso pode prejudicar pois quando caímos na real pode ser mais uma ” frustração”.

O segredo da primeira semana é relaxar e não se cobrar, não ficar lembrando toda hora que esta de dieta…Difícil né…rs

Vamos te dar algumas dicas para você se empolgar e conseguir conviver melhor com a dieta:

– Não conte para todo mundo que esta de dieta! Tem gente que adora sabotar e ficar testando até onde você vai… Isso pode atrapalhar principalmente no começo, pois você esta ainda se adaptando a reeducação alimentar. Apesar que quem quer o seu bem e saúde irá te ajudar e não te prejudicar e tentar fazer você desistir da dieta. Sempre tem aquela pessoa que se ela não consegue, não quer que ninguém consiga. Fique esperto!

– Não deixe de ir a eventos sociais. Deixando de ir, aquele sentimento de punição só piora. Uma dieta não tem que ser encarada como uma dieta e sim reeducação alimentar. Sempre há uma alternativa. Talvez no primeiro mês seja difícil, se precisar recusar não fale que é por causa da dieta, não precisa ficar dando satisfação nos mínimos detalhes… Mas por que não comer só o recheio de pizza de um sabor mais leve? Ir em um rodízio japonês sem comer as frituras? Hoje em dia a maioria dos restaurantes tem uma opções leves, já percebeu? Até o mac donnalds tenta..rs.Da pra se virar e não deixar de ter vida social.

– Entre para grupos do facebook para compartilhar experiências e se motivar com casos reais, acompanhe também o instagram de pessoas que também estão no inicio da dieta. Cuidado ao acompanhar celebridades, as vezes desanima, não esqueça: elas ganham para isso, podem se dedicar só para isso e tem vários profissionais envolvidos, se pudéssemos ter tudo isso também conseguiríamos mais rápido, mas cada um tem seu tempo…. e dinheiro…rs

– Nao se compare, vários fatores fazem alguém emagrecer mais rápido do que o outros, idade, metabolismo, tempo, histórico,condições para pagar tratamentos,etc. Para quem acabou de fazer uma redução de estômago vai perder em semanas o que tem gente que vai perder em um ano ralando… mas quem quer chegar no ponto de precisar fazer essa cirurgia?

– Dá para economizar na dieta. Fazer dieta sai caro… A primeira vista sim, tudo é mais caro, requeijão light, iogurte com linhaça, barrinha cereais, mas e antigamente quando não existia nada disso? Como emagreciam? Na verdade uma reeducação alimentar sai mais barato sim, verduras, legumes e frutas não são tão caros. Hoje nos mercados existem os chás com sabores, sucos detox, muitos caros, tudo isso você pode fazer em casa pagando chegando até 70% mais barato e em grande quantidade. Quer emagrecer e economizar tem que colocar a mão na massa. Tenha um tempo para você!

– Cuide de sua auto estima. Em paralelo a dieta, não deixe de cuidar da sua beleza, isso ajuda a empolgar pois você faz uma transformação por inteiro, mude a cor do cabelo, faça um tratamento para ele crescer ou corte… Compre um creme diferente para a pele… um gel redutor. Isso ajuda no psicológico, que você esta mudando por completo. As vezes tem gente falando que vai virar loira quando emagrecer..porque esperar? Isso acaba desanimando pois você acaba se abandonando pois pode demorar um pouquinho mais, se esperar para fazer tudo quando emagrecer o que quer, esse período de espera será mais sacrificante. Auto estima desde já!

– Procure um profissional. Se você pensar que uma consulta com um nutricionista por exemplo  sendo média de R$ 100,00 é caro, precisa rever esse conceito… quanto se paga em um mês para comer besteiras  fora , roupas e sapatos que as vezes nunca são usados, cremes importados de cabelos, junta tudo o que se gasta em um mês dessas coisas ” superfulas” que com certeza não são mais importantes que sua saúde… então não é uma questão de dinheiro … aí pode-se dizer que nutricionistas falam tudo a mesma coisa… vá a um bom nutricionista, e tire suas próprias conclusões, pois um tratamento personalizado não deve ser tão ruim assim. Além de orientação, ser acompanhado por um profissional ajuda no psicológico para algumas pessoas, a sensação de ” não estar sozinho” nesse período…

Esperamos ajudar com essas dicas, sabemos que é fácil falar e dar conselhos e dicas… mas trocando experiências, de alguma forma pode fazer a diferença para alguém.

Você tem alguma dica em especial?

Be Sociable, Share!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *