Macarrão não engorda?

Não, não é aquela piada: quem engorda é você…rs

Quando chega o verão, teoricamente, todo mundo corre pro  alface e franguinho grelhado. Pois bem, esqueça essa “regra” e incremente o cardápio com macarrão também! É isso mesmo.!

Segundo a nutricionista Márcia Terra, especialista em nutrição clínica pelo ICHC/USP, comer massa em porções adequadas, combinado com legumes e verduras, não contribui para o ganho de peso. Não é a toa que é permitida na dieta de quem fez bariátrica.

Para a maioria dos especialistas em nutrição o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos e falta de atividade física, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos.

Para a nutricionista, o macarrão é um alimento nutritivo que não contém colesterol, sódio e é rico em carboidratos complexos, o que proporciona sensação de saciedade prolongada ajudando no consumo adequado de calorias.

Segundo a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira (2008) do Ministério da Saúde, a ingestão deve ser de seis porções do grupo dos carboidratos, que comporta as massas, pães, tubérculos, raízes. Dando preferência aos grãos integrais ou minimamente processados.

Considerando uma dieta de 2 mil calorias, uma alimentação rica em carboidratos provavelmente terá menor quantidade de gordura, principalmente as saturadas e pode proteger as pessoas contra o excesso de peso, obesidade e alguns tipos de câncer.

Cuidado com os acompanhamentos e molhos, maneire nas porções e seja feliz! Consulte um nutricionista que ele montará um plano alimentar adequado a suas características e necessidades!

Fonte: Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *