O Café e a fertilidade

fertilidade1O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro, mas muitas opiniões se dividem quanto aos benefícios e malefícios que o café pode trazer ao nosso organismo. Os especialistas ainda se dividem.

Pesquisas como a da Universidade Radboudda na Holanda indicam que o café pode afetar direta ou indiretamente a fertilidade nas mulheres, mas, aparentemente, poderia ser benéfica para aumentar a fertilidade nos homens.

A pesquisa indica que o consumo de café em quantidades excessivas além de prejudicar a saúde, é contra-indicado na gravidez. O consumo de mais de 3 xícaras de café por dia pode diminuir para 30% as chances de que uma mulher consiga engravidar.

Por esta razão, o café pode ser considerado como um contraceptivo natural, podendo causar abortos espontâneos em mulheres já grávidas e que fazem o consumo excessivos. Por isso, a importância da redução do café na dieta. O efeito das bebidas alcóolicas pelo menos três vezes por semana apresentou o mesmo risco que o consumo excessivo de cafeína.

Ao contrário do que aconteceria com as mulheres, um estudo científico realizado no Brasil indica que o consumo moderado de café pode melhorar significativamente a mobilidade dos espermatozóides, o que seria positivo para aumentar as chances da fecundação.

Recomenda-se a consulta a um profissional para a orientação sobre a alimentação, tanto para quem tenta uma gravidez, quanto para as que já estão gestantes.

Be Sociable, Share!