Por que comemos mais no inverno?

O inverno chegou e com ele aquela vontade louca de comer coisas gostosas como chocolates, fondues, massas e outras guloseimas calóricas. As bebidas alcoólicas (vinho quente, quentão, pinga com mel, conhaques, etc) também são mais consumidas nesta época do ano para afugentar o friozinho, acrescentando ainda mais calorias a sua dieta do dia-a-dia.

Mas não se desespere!!! O organismo, para proteger-se do frio aumenta seu metabolismo, ou seja, ele necessita de mais energia para o corpo manter-se aquecido. Isso acontece devido ao mecanismo de contração dos poros (o famoso arrepio) que funciona como isolante térmico, isto é, impede a perda de calor do corpo para o ambiente.

Portanto, é normal que você sinta mais fome no inverno, mas isso não é motivo para o exagero no consumo de alimentos. O ideal é conciliar uma dieta equilibrada, com a prática de exercícios físicos.

Ao invés de entupir-se de alimentos calóricos, prefira as sopas, caldos quentes, chás, que também espantam o frio e não acrescentam tantas calorias a sua dieta.

Com essas dicas você pode aproveitar o seu inverno sem ganhar uns quilinhos a mais!!! Até mais…

Daniele Moreira é nutricionista formada pela Puc Campinas.
opniao@agitocampinas.com.br

Fonte: http://www.agitocampinas.com.br/materias/por-que-comemos-mais-no-inverno/1512

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *