Rir: o maior segredo para viver bem

child-1044177_960_720

Bom humor e doses diárias de risada são excelentes aliados para manter a saúde em dia. Os benefícios são inúmeros, como a diminuição do estresse e a melhora do sistema imunológico. Segundo a clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, o riso promove a liberação de endorfina, substância química associada ao bem-estar do corpo. “Por isso, pode ser considerado um ótimo remédio contra a depressão”, afirma.

O aumento da produção de endorfina também favorece a imunidade. A especialista explica que rir faz com que o corpo produza mais células de defesa, que ficam ativas e fortalecem o sistema imunológico.

Outro benefício da risada é a limpeza dos pulmões. Quando uma pessoa ri, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta, possibilitando a inalação de uma maior quantidade de ar. “Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono é eliminado, promovendo uma limpeza nos órgãos.”

O coração também é beneficiado com a risada. A médica afirma que gargalhar melhora a função dos vasos sanguíneos, aumentando, assim, o seu fluxo. Segundo pesquisa da Universidade de Baltimore (EUA), o fluxo sanguíneo aumenta 22% quando se ri, reduzindo também a pressão arterial.

Ligia Brito ressalta ainda que, durante uma “crise de riso”, por exemplo, os músculos abdominais são os mais estimulados. “Esses movimentos fazem uma espécie de massagem no sistema gastrointestinal, melhorando a digestão”, salienta.

Ou seja, rir é o melhor remédio para manter corpo e mente sãos. “Esse é o verdadeiro segredo de uma vida longa e saudável”, aconselha a especialista.

E é de graça né?

Be Sociable, Share!