Você pode comer à noite

 

A alimentação no período noturno sempre causa muita dúvida. Tem gente até que diz que não se deve comer neste horário. Muito do que é falado não é verdade. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a refeição noturna. 

  

Em primeiro lugar, esqueça esta história de que não se deve comer à noite. Isto não vai lhe ajudar a emagrecer. Na verdade, pode até prejudicar. Afinal de contas, sem comer você não vai absorver nutrientes importantes para o seu corpo. Além disso, pulando uma refeição, pode sentir mais fome durante o sono ou pela manhã quando acordar. E para atacar a geladeira e engordar é um pulo.  

  

O jantar também precisa ser balanceado, com um alimento de cada grupo, como cereais, leguminosas, carne, verduras, legumes e frutas. Dizem por aí que comer carboidratos depois das 18 horas é proibido. Isto não é verdade. Você pode comer carboidratos sempre, desde que seja na quantidade adequada. Ou seja, de 50% a 60% das calorias ingeridas por dia.  

  

Muita gente reclama que é no período noturno que sente mais fome. E quando bate essa vontade de comer, são os alimentos mais calóricos os procurados. Este problema não tem uma explicação única. Você pode sentir esta fome noturna porque pulou refeições durante o dia. Ou talvez porque à noite, depois de um dia inteiro de trabalho, você pode estar mais relaxado, sem pensar em nada sério e acaba pensando em comida. Tem gente que também come por ansiedade e por compulsão. Seja lá qual for o motivo, o negócio é se controlar. Não ponha sua dieta a perder. Busque uma distração qualquer, vá dormir… Só não pode abrir a geladeira. 

  

Quando você for para alguma festa, não se esqueça de jantar. Se souber que nela vai ter comida, procure comer uma salada ou frutas antes de sair de casa. Assim, não vai comer em excesso durante a festa.  

  

O ideal é que você coma até às 21 horas. Isto permite que haja um tempo suficiente para a digestão ser realizada antes de você dormir. Procure também se alimentar de forma leve. Evite frituras, massas ou comidas pesadas durante a noite para facilitar a digestão. Dormir com estômago cheio causa desconfortos e o sono não é tranqüilo. O alimento não vai ser digerido corretamente, pois o metabolismo fica mais lento enquanto dormimos. Por isso, siga as dicas acima e não pule mais as refeições.  

  

Por: Vanesca Soares 

Fonte: Ondiet – http://www.ondiet.com.br/mat/591/você_pode_comer_à_noite.html
  

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *